11 mar Sul projeta recursos para saneamento
Trinta e cinco municípios de Santa Catarina serão contemplados com projeto de esgoto sanitário em 2009. A ordem de serviço será assinada amanhã, em Florianópolis. O convênio é uma parceria entre as cidades e a Casan, que arcará com o custeio dos projetos, orçados inicialmente em R$ 12 milhões. No Sul, Forquilhinha, Balneário Rincão-Içara, Garopaba, Lauro Müller, Braço do Norte, Armazém, Capivari de Baixo, e a segunda etapa de Criciúma, Imbituba e Laguna estão entre os conveniados.
Segundo o gerente regional Sul/Serra da Casan, Fábio Jeremias, a assinatura da ordem de serviço vai representar um avanço para estes municípios no que diz respeito ao saneamento básico. “A Casan está avançando nestas cidades e, desta forma, os municípios avançam também. Afinal, sem projeto, os prefeitos não conseguiriam recursos. É um passo muito importante para a região sul”, destacou.
Prefeito otimista com ordem de serviço
O prefeito de Forquilhinha, Vanderlei Alexandre, um dos contemplados com projeto de esgoto e saneamento, está otimista com o convênio e acredita que desta forma será mais fácil conseguir a tão sonhada obra de saneamento no município. “É o início de uma caminhada. Com projeto na mão é mais fácil garantir verba para a obra. Vamos acreditar que agora vai. Afinal, até mesmo o Ministério Público nos cobra a rede de esgoto. Estávamos aguardando por um passo da Casan”, declarou o chefe do Executivo, que, há duas semanas, esteve conversando com o presidente da estatal, Walmor De Lucca, para cobrar atividades da Casan na cidade. A assinatura ocorre às 10 horas desta quinta-feira, em Florianópolis.
(Karina Farias, A tribuna, 11/03/2009)