17 mar Casarão da Lagoa passa por reformas
Inaugurado em 1912, o prédio histórico onde funciona o Centro Cultural Bento Silvério, na Lagoa da Conceição, está sendo restaurado.
Tombado como patrimônio histórico, o imóvel pertence ao Município de Florianópolis e está sob a administração da Secretaria Municipal de Cultura, por meio da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes. A última manutenção realizada no casarão da Lagoa, que tem hoje 104 anos, ocorreu em 1985.
Em vistoria técnica realizada na tarde desta terça-feira (15), o secretário municipal de Cultura, Pedro Meyknecht de Almeida, avaliou o andamento
dos serviços no local. A visita foi acompanhada pelo gerente administrativo e financeiro da SeCult, José Luiz Sardá, e pelo engenheiro responsável pela obra, Robson Ramos Moreira.
De acordo com o secretário, a reforma do telhado era uma situação que precisava ser resolvida emergencialmente, devido ao estado em que se encontrava. “Podemos ver que foi retirado o forro que existia, e já foram instaladas as mantas de proteção. Por se tratar de um patrimônio histórico, é preciso ter um cuidado para que sejam respeitadas as características originais do prédio”, explicou Pedro Almeida.
Os trabalhos consistem no escoramento das peças estruturais; remoção e reposição de telhas de cimento, conforme modelo existente; remoção do forro de madeira; imunização contra cupins para preservar o madeiramento da cobertura; barroteamento; instalação de calha pluvial; remoção e reaproveitamento de luminárias; recomposição de pontos de luz e dos reatores, entre outros serviços.
Além de preservar características arquitetônicas típicas do período pós-revolução industrial, o Centro Cultural Bento Silvério abriga manifestações artísticas e culturais que estão intimamente ligadas à cultura local. Ponto de encontro de rendeiras, músicos, artistas e da comunidade, o CCBS conta ainda com o prédio da Casa das Máquinas.
(Prefeitura de Florianópolis, 16/03/1016)