07 mar Moradores cobram soluções de saneamento para o Campeche, em Florianópolis
Mais de 400 moradores do bairro Campeche reuniram-se na manhã deste sábado (5) para cobrar dos órgãos públicos melhorias na rede de saneamento básico do bairro. A ação ainda faz parte da série de manifestações promovidas após a identificação da emissão de dejetos do esgoto na rede pluvial do bairro, em janeiro deste ano. No último relatório de balneabilidade da Fatma, divulgado na sexta-feira (4), apenas um dos três pontos analisados na praia do Campeche está próprio para banho, à direta do Riozinho, no mar.
A solução apontada por eles é a construção de pequenas estações de tratamento de esgoto e não a instalação de um emissário no Sul da Ilha. Os manifestantes caminharam pela praia, saíram pelo riozinho e deram a volta pela avenida Pequeno Príncipe até retornarem para a orla, onde deram um abraço simbólico no canal onde são despejados dejetos que deixam a qualidade da água imprópria para banho.
O evento contou com a participação de organizações não governamentais e grupos sócio-ambientais da Capital. De acordo com o Presidente da Associação de Pescadores do Campeche,Getúlio Inácio, 65 anos, a ação também visa conscientizar a população local. “Quem que compra um terreno no campeche tem que saber por onde passa a tubulação da rede de esgoto e ter essa responsabilidade de cuidar do meio ambiente” observa.
Leia na íntegra em Notícias do Dia Online, 05/03/3016.