04 mar Prefeitura quer ampliar nas escolas o sistema ecológico de coleta de água das chuvas
A Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis, buscando se adequar ao conceito de sustentabilidade, vai ampliar para mais duas unidades educacionais o sistema de aproveitamento de água de chuva. Farão parte do projeto a Creche Rio Vermelho e a nova Escola Básica dos Ingleses, ambas em construção.
Implantado no primeiro semestre de 2008, o programa já beneficia o NEI Armação, NEI Ingleses, Escola Básica Brigadeiro Eduardo Gomes (Campeche) e Escola Básica João Gonçalves Pinheiro (Rio Tavares).
O sistema ecológico consiste em captar a água das chuvas, por meio de calhas. Na seqüência ela é armazenada em uma cisterna específica, após passar por uma filtragem que retém resíduos sólidos, como folhas e demais impurezas.
Essa água é bombeada para uma caixa d´água exclusiva , que alimenta os vasos sanitários e torneiras para lavagem de calçadas e para regar as plantas. Nesse sistema não há o contato da água coletada pelas chuvas com a água potável. Existe, sim, um registro independente que alimenta a caixa coletora, com água da Casan, em período de estiagem.
(PMF, 03/03/2009)