03 mar Presença de estrangeiros cresce 7%
Cerca de 545 mil visitaram o Estado, segundo pesquisa do ministério
Um dos principais destinos turísticos do país, Santa Catarina já contabiliza os primeiros números positivos da temporada.
Mesmo com a crise financeira internacional e com as enchentes que castigaram importantes cartões postais catarinenses, a movimentação de visitantes estrangeiros no Estado cresceu 7% nos dois primeiros meses do ano em relação ao mesmo período do ano passado.
De acordo com o levantamento nacional divulgado ontem pelo Ministério do Turismo, pelo menos 545 mil estrangeiros – a maioria argentinos – passaram pelo Estado. Em 2008, esse número não superou os 509 mil visitantes. O aumento na presença de turistas chilenos, atraídos por conta da crise financeira, contribuiu.
A taxa de ocupação dos hotéis catarinenses ficou em 85% da capacidade, índice semelhante ao registrado nos dois primeiros meses do ano passado. A desvalorização do real frente ao dólar foi o principal responsável pelo bom desempenho.
– Com a moeda americana mais cara, ficou mais barato passar as férias no Brasil – avalia o ministro do Turismo, Luiz Barreto.
Para o diretor-geral da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte, Guilberto Savedra, a maior presença de argentinos e chilenos acabou salvando a temporada catarinense. Segundo ele, a presença desses turistas compensou a redução no número de visitantes nacionais, que acabaram afastados do Estado por conta dos estragos provocados pelas chuvas.
(Robson Bonin, DC, 03/02/2009)