03 nov Com a previsão de 8 milhões de turistas, secretário de Turismo fala sobre estratégias para o verão
“O Estado está efetivamente pronto, em todas as frentes possíveis e necessárias, para atender bem o catarinense e o turista que vão se deslocar nessa temporada”, disse Filipe Mello, Secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte. De acordo com a Embratur, Santa Catarina terá um aumento de 30% no número de turistas de temporada. “Novembro será um mês com muita chuva, mas a partir de dezembro isso regulariza, o que traz tranquilidade para o setor. A previsão de oito milhões de turistas não é apenas Natal e Réveillon. É entre 15 de dezembro e o final do Carnaval”, sintetizou.
O aumento de 1,5 milhão no número de visitantes do ano passado para agora se deve, segundo o secretário, ao aumento do dólar, que torna mais barato trazer os moradores do Mercosul para Santa Catarina. “Estive no Fortur (Fórum de Turismo de Florianópolis), em Jurerê Internacional, com a presença do deputado federal Alex Manente (PPS), que é presidente da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados, em Brasília. Ele parabenizou Santa Catarina pela intensa promoção no mercado interno”, lembra Melo.
Quanto à qualificação do turismo, Mello afirma que todos os centros de atendimento ao turista terão agentes bilíngues. Também será feito um programa de capacitação para bares e restaurantes em parceria com a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) para melhorar a qualidade do atendimento. Além disso, segundo o secretário, 350 pessoas foram formadas pelo no programa SC Rural Turismo para qualificar o atendimento no interior do Estado.
Leia na integra em Notícias do Dia Online, 01/11/2015