Após período de chuvas, obras voltam ao ritmo

Após período de chuvas, obras voltam ao ritmo

Após um período de tempo instável, as obras em andamento em diversos pontos da cidade voltaram ao ritmo. Nesta sexta-feira (23), o prefeito Cesar Souza Junior e o secretário de Obras, Rafael Hahne, estiveram na avenida Jorge Lacerda, Sul da Ilha, e na Beira-mar Norte, na implantação do anel viário, para acompanhar as próximas etapas.

Na recuperação da avenida Jorge Lacerda, na Costeira do Pirajubaé, a prioridade está nos primeiros 600 metros da rua, que passa agora pela fase de estiagem e drenagem. Essa etapa irá avançar nos próximos dias, trazendo mais segurança ao trânsito, evitando filas e pontos de lentidão na região. O investimento no local é de R$ 5,7 milhões e a entrega deve ocorrer em até cinco meses.

Na Beira-mar Norte, no trecho que vai desde o Direto do Campo até a sede da Polícia Federal, duas frentes de trabalho estão em andamento e a expectativa é a liberação da via até o início da temporada de verão.

Nesta fase da obra, uma das equipes trabalha nas calçadas acessíveis e no meio-fio do trecho já pavimentado e, na frente da Casa da Agronômica e já próximo da PF, equipes trabalham no início da execução da base do muro de contenção da casa oficial e na limpeza do espaço, com escavação para a preparação da estrutura do novo pavimento.

Com a implantação do projeto do anel viário, a avenida Beira-mar Norte irá ter o primeiro corredor exclusivo para ônibus de Florianópolis. O primeiro anel viário da Capital terá 17 km de extensão e fará todo o contorno na região central, passando pelo Ticen, Beira-mar Norte, Trindade, Pantanal, Saco dos Limões e Prainha.

Entre outros benefícios previstos no projeto, estão a melhoria nas calçadas ao longo da via, o sistema de controle integrado de semáforos (ITS), a sinalização horizontal e vertical, a faixa para pedestres e os abrigos de passageiros.

O prazo para conclusão do anel viário é de três anos. As obras, que contam com recursos municipais, estaduais e federais, dentro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), estão orçadas em torno de R$ 150 milhões.

(Prefeitura de Florianópolis, 23/10/2015)