TV digital entra no ar hoje na Capital

TV digital entra no ar hoje na Capital

Tecnologia que proporciona imagens mais nítidas estreia no Estado pela RBS TV Florianópolis
Às 19h de hoje entra no ar o canal digital da RBS TV Florianópolis, quando o ministro das Comunicações, Hélio Costa, acionar um comando nos estúdios no Morro da Cruz. Para quem tem equipamento adequado (antena UHF e conversor), a imagem mais nítida e com cores mais vivas será captada pelo canal 33 na Grande Florianópolis.

A RBS TV é a pioneira no Estado a ter programação na nova tecnologia, em implantação no país desde dezembro de 2007. Assim que entrar no ar, o primeiro programa em alta definição, uma das características da TV digital, será a novela Caminho das Índias.

Amanhã, o Jornal do Almoço será o primeiro programa local gerado no novo padrão, com imagens em alta definição de vários regiões do Estado. A proposta do programa é um passeio por SC comandado pelos apresentadores do JA. A linha de entretenimento da emissora também está incluída na novidade. É o caso da minissérie 4 Destinos, gravada no Estado e no RS, que irá ao ar nas noites de domingo, em março.

O termo de consignação do canal para a RBS TV será assinado à tarde, na Assembleia Legislativa do Estado. O atual sistema de transmissão analógico permanece no ar até 2016. Até lá, todas as TVs do país precisarão estar adequadas ao novo modelo. Da mesma forma, o telespectador não precisa comprar imediatamente um conversor ou ter um televisor integrado (com o conversor embutido).

Redes varejistas já vendem conversores

Além de São Paulo, a TV digital já funciona no Rio de Janeiro, em Belo Horizonte, Salvador, Campinas, Porto Alegre, Goiânia e Curitiba. O novo padrão de transmissão está em adoção em diferentes países. EUA e Grã-Bretanha foram os primeiros, em 1998. Logo depois começou no Japão. Existem três sistemas de TV digital no mundo: americano, europeu e japonês. O Brasil adotou o padrão japonês e fez adaptações para as características do mercado local.

Como requer um conversor (equipamento que transforma o sinal para ser compreendido pelos televisores, mesmo de plasma ou LCD), a procura pelo equipamento aumentou. Na Capital, redes como Lojas Koerich, Casas Bahia, Ponto Frio e Colombo oferecem o produto por preços que variam de R$ 399 a R$ 899. Pela internet, em lojas de departamento ou eletroeletrônicos, é possível encontrar marcas mais em conta (confira marcas e preços ao lado).

As lojas trabalham com uma pequena variedade de equipamentos. Em cada estabelecimento, é possível encontrar de uma a três marcas. Mas já existem no mercado nacional mais de uma dezena de marcas e modelos.

Assinantes da Net receberão sinal da RBS pelo canal 512

Para os assinantes da Net que têm o decodificador HD Max, o canal da RBS TV com alta definição será o 512. Para quem tem apenas o codificador digital, o sinal da RBS continua pelo canal 11. A Net é a única operadora de televisão por assinatura que transmite em alta definição, segundo o gerente de operações da Net em Florianópolis, Eduardo Pauletti.

– O número de adesões ao HD Max é de 30 a 40 clientes por mês. Mas a expectativa é que este número aumente consideravelmente agora que a RBS TV vai passar a transmitir em alta definição – conta.

A fim de esclarecer as mudanças e as vantagens da nova tecnologia, um site especial sobre a RBS TV Digital está no ar no endereço www.clicrbs.com.br/especial/sc/rbstvdigital. O site, criado pelo clicRBS, é direcionado a telespectadores, lojistas, técnicos e mercado publicitário, oferecendo um glossário sobre o mundo da TV Digital e respostas às dúvidas mais comuns sobre a nova tecnologia.

(DC, 05/02/2009)