03 fev Moradores interditam rua
Excesso de velocidade causa insegurança em comunidade
Moradores do Loteamento Ceniro Martins, em São José, fecharam a rua principal do bairro, ontem, em protesto pela insegurança na pista. Os carros trafegam em alta velocidade e os acidentes são frequentes.
Com a aproximação do início das aulas, os moradores se preocupam com a segurança, principalmente das crianças que passam pela Rua Luis Ribeiro Ceniro Martins. Placas sinalizam velocidade de até 50 km/h, mas existe apenas uma faixa de redutores de velocidade (tartarugas).
– E não adianta nada. Isso aqui é a pista de corrida de São José. As motos passam a 120 km/h – relatou o presidente da Associação de Moradores, Márcio dos Santos Melo.
O trajeto para a escola fica ainda mais perigoso porque a rua não tem calçada nem acostamento.
Local é usado para rachas
Quando chega a noite, a preocupação é ainda maior porque o local é usado para rachas.
– Vem gente de diferentes bairros, em carros e motos – disse Maristela Pierre, que mora no loteamento há cinco anos.
Pelas contas de Melo, o último acidente com morte aconteceu em 11 de janeiro, quando um motociclista foi atingido por um urubu. Depois, outros dois acidentes deixaram pessoas gravemente feridas.
A comunidade quer a colocação de lombadas e mais sinalização para evitar o excesso de velocidade.
– Já pedimos à prefeitura, mas não fomos atendidos. Em reunião, decidimos não pagar o IPTU até o problema ser resolvido – afirmou o presidente da associação.
O engenheiro Ivan Luiz Ceola Schneider, da Secretaria de Obras, afirmou que nesta semana começa a construção de três lombadas. A obra, orçada em R$ 12 mil, foi autorizada pela Secretaria de Transportes no final de 2008, e espera apenas pela contratação de uma empresa terceirizada que realize o trabalho.
(Tatyana Azevedo, DC, 03/02/2009)