30 set CDI cria curso para desenvolvimento de aplicativo para smartphones em Florianópolis
O Projeto Floripa Apps busca organizações sociais interessadas em implantar o curso para crianças e adolescentes, entre 9 e 16 anos, de comunidades de baixa renda da capital
Usar a criatividade e a inovação dos jovens para desenvolver aplicativos pensados para smartphones. Essa é a proposta do Projeto Floripa Apps, vencedor do edital FloriCriança, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Florianópolis. O curso pretende atender 100 crianças e adolescentes, entre 9 e 16 anos.
Para iniciar o projeto, o Comitê para Democratização da Informática (CDI) de Santa Catarina busca organizações sociais que atuam em comunidades de baixa renda da capital catarinense. As organizações que quiserem implantar o projeto devem entrar em contato com o CDI-SC, pelo e-mail: contato@cdisc.org.br ou pelo telefone: 3322-2020.
“Precisamos que a organização ofereça uma sala de aula, com cadeira e mesa. Se for necessário, podemos instalar computadores nesses locais”, comenta o presidente do CDI-SC, Heitor Blum S. Thiago. O projeto aprovado oferece o material didático, a remuneração do professor e acompanhamento pedagógico.
Até agora duas organizações sociais já mostraram interesse no projeto, uma localizada na Lagoa da Conceição e outra no Monte Cristo. A proposta é que ao final do curso, um software gere o aplicativo desenvolvido pelos jovens.
Sobre o CDI
A ONG Comitê para Democratização da Informática (CDI) é uma iniciativa brasileira que nasceu na comunidade do Morro Dona Marta, no Botafogo, no Rio de Janeiro, e já mudou a realidade de 1,8 milhão de pessoas em 15 países e um total de 780 espaços de informática e cidadania, os CDI Comunidade. Há 20 anos, o CDI usa a tecnologia como ferramenta para enfrentar a pobreza e estimular o empreendedorismo e a cidadania. Sua missão é transformar vidas e fortalecer comunidades de baixa renda através do uso das tecnologias da informação e comunicação. Em janeiro de 2015 foi eleita a 94ª organização não-governamental mais influente do mundo pela entidade Global Geneva. Em Santa Catarina, o CDI desenvolve trabalho pioneiro de promoção da inclusão social desde 2001.