28 set Amin: “Aeroporto Hercílio Luz está no limbo”
(Por Moacir Pereira, ClicRBS, 28/09/2015)
Prometido pela Infraero nos últimos 20 anos e garantido pelos três governos do PT, o Aeroporto Internacional Hercílio Luz, de Florianópolis, está no “limbo”. Esta a situação constatada pelo deputado federal Esperidião Amin (PP), depois de audiências mantidas em Brasília com o presidente da Infraero, Antônio Gustavo do Vale, e com o ministro da Aviação Civil, Alexandre Padilha. A Infraero não pode investir um único real na execução do projeto já contratado, porque há um acórdão do Tribunal de Contas da União proibindo qualquer investimento em obras incluída no regime de concessão pública. E a Secretaria Nacional de Aviação Civil está impedida de lançar o edital de licitação para abrir a concessão porque há um contrato em vigor na Infraero.
Amin relatou a situação ao coordenador do Fórum Parlamentar Catarinense, deputado Mauro Mariani (PMDB), ao governador Raimundo Colombo e ao prefeito de Florianópolis, Cesar Souza Júnior. Uma reunião do Fórum Parlamentar com o ministro Eliseu Padilha está marcada para depois de amanhã, em Brasília. Além de avaliação do impasse, serão estudadas alternativas para superá-lo.
A construção do novo terminal de passageiros do aeroporto Hercílio Luz é reivindicada há 30 anos. Foi incluída como prioridade da Infraero quando Curitiba e Porto Alegre também careciam de novos terminais. Os aeroportos das capitais do Paraná e do Rio Grande do Sul tiveram entregues modernos aeroportos,enquanto Santa Catarina ficou na promessa. O último contrato com a Espaço Aberto foi rescindido e está na Justiça Federal. A segunda colocada na licitação foi contratada, mas não pode tocar a obra.
Tristeza! Passados 30 anos, Santa Catarina continua o zero da 101.