21 set Funcionários da Celesc entram em greve nesta segunda-feira
Os trabalhadores das Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) entraram em greve por tempo indeterminado a partir desta segunda-feira (21). De acordo com o Sindicato dos Eletricitários de Florianópolis e Região (Sinergia) e a Intersindical dos Eletricitários de Santa Catarina (Intercel), o motivo é que “a direção da Celesc frustrou as negociações que visavam um acordo coletivo de trabalho”.
Em nota, o sindicato afirmou que os serviços essenciais serão mantidos durante a greve, “mas eventuais transtornos no fornecimento de energia elétrica serão de exclusiva responsabilidade da diretoria da Celesc”.
“Todos os empregados da Celesc entraram em greve a partir das 6h em todo estado. Serão mantidos os serviços essenciais e emergenciais, sem reduzir o quadro de funcionários”, afirma Jerry Conceição, diretor de comunicação do Sinergia.
Segundo ele, às 8h30 uma proposta da empresa será analisada. Caso seja aceita, os funcionários retornam aos trabalhos às 12h desta segunda-feira (21).
De acordo com a assessoria de imprensa da Celesc, a empresa vai esperar a análise da proposta apresentada na sexta-feira (18) para se manifestar.
No dia 10 de setembro os trabalhadores da Celesc fizeram uma paralisação de 24 horas em todo estado. A categoria reivindica reajuste e benefícios que estão sendo debatidos nas negociações do Acordo Coletivo de Trabalho 2015-2016. A contraproposta a pauta de reivindicações foi considerada insuficiente para os trabalhadores.
(G1 Santa Catarina, 21/09/2015)