09 set Uma solução humana para a ponte
(Por Carlos Damião, Notícias do Dia Online, 08/09/2015)
Encontrei essa imagem da Ponte Hercílio Luz no perfil “Fotos antigas da Grande Florianópolis”, no Facebook.
O autor não está identificado, mas a intenção dele, ao registrar mãe e filha na passarela da ponte, foi destacar a poesia de um dia de inverno, em que a presença humana era mais importante do que a dos automóveis. No sábado, durante o sarau literário que reuniu uma grande turma no lançamento dos livros mais recentes do artista Alexandre Beck (Armandinho), conversei bastante com o biólogo Daniel Costa, conhecido cicloativista da cidade.
No foco de nosso diálogo, a questão da “ponte humana”, depois de recuperada, que privilegie a passagem de pedestres e ciclistas, desestimulando o uso de veículos motorizados. Quando vi a imagem que reproduzo aqui hoje logo me lembrei desse nosso papo. De como é importante desvincular a Ponte Hercílio Luz do “conceito automobilístico”, tornando-a, futuramente, um imenso bulevar, um lugar de encontros, como ocorre com o Mercado Público – cujo vão central, no passado, era apenas uma rua para passagem de veículos.
É verdade que essa é uma das soluções imaginadas pelo governo, ou seja, tornar a ponte mais leve para o uso humano, não motorizado. E precisamos pensar seriamente em cobrar a adoção dessa alternativa. Quanta gente não deixaria o carro em casa e passaria a ponte a pé ou de bicicleta, como fiz muitas vezes na adolescência, da mesma forma que tantos outros florianopolitanos?