Ordem de serviço para construção de passarela na SC-401 será assinada nesta terça-feira

Ordem de serviço para construção de passarela na SC-401 será assinada nesta terça-feira

O Deinfra (Departamento de Infraestrutura de Santa Catarina) assina nesta terça-feira a ordem de serviço para a construção da passarela em frente à UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Norte, na SC-401. A obra é um pedido antigo da comunidade, embasado nas ocorrências de atropelamentos no local. Entre 2014 até agosto de 2015, oito pessoas morreram atropeladas no trecho, segundo os moradores. Duas mortes ocorreram em janeiro, o que motivou o governo a anunciar a construção da estrutura no mês de fevereiro.

Em junho, o edital foi lançado pelo Deinfra. A passarela terá 220 metros e custará R$ 1,3 milhão. A previsão é de que a obra fique pronta em seis meses. Estima-se que cerca de 1.300 pessoas atravessem a rodovia todos os dias na localidade.

Discussões começaram em 2011

A necessidade da construção de uma passarela no local foi discutida em 2011, durante a duplicação da SC-401. As manifestações dos moradores cobrando a execução da obra se tornaram mais constantes a partir de outubro de 2014. Os protestos começaram depois que uma jovem de 17 anos, grávida, morreu ao ser atropelada. “Aquele acidente foi o estopim. Foi quando decidimos fechar a pista várias vezes para chamar a atenção das autoridades”, conta o líder comunitário Marcelésio Mário da Silva.

Leia na íntegra em Notícias do Dia Online, 31/08/2015.