16 jan Teatro de pescadores alerta para riscos de poluição na orla
Equipe da Prefeitura Municipal de Florianópolis, integrada pela Comcap, Floram, Vigilância Sanitária e Coordenadoria do Bem Estar Animal, realiza trabalho de sensibilização nas praias de Florianópolis durante os meses de janeiro e fevereiro. Por meio de intervenção artística, o poder público municipal procura sensibilizar o veranista para os impactos ambientais e os riscos à saúde pública provocados pelo descarte inadequado de lixo e a presença de cães na orla, explica a gerente do Departamento Técnico da Comcap, Flávia Guimarães Orofino.
No esquete, um trio de pescadores – Valdinei Marques da Comcap como Chico, Sayonara de Castilhos Amaral da Floram como Bento e Fábio Cunha do Bem Estar Animal como Zé _ aborda os banhistas contando os problemas que enfrentam com o lixo jogado na areia e no mar.
_ Com a poluição, só dá peixe plasco _ afirma Bento, num chiado ‘manezinho’, diante das peças criadas por Valdinei Marques com embalagens plásticas recicladas. (fotos em anexo)
Às terças, quartas e quintas pela manhã, o grupo vai percorrer os principais balneários da Ilha de Santa Catarina. A cada dia, são feitas em torno de 50 intervenções diretas, 10 indiretas (com pessoas que ficam assistindo o esquete), durante uma hora e meia em que os educadores ambientais percorrem pouco mais de um quilômetro de orla.
Programação de janeiro (pela manhã)
13 (terça) – Daniela
14 (quarta) – Barra da Lagoa
15 (quinta) – Ingleses
20 (terça) – Jurerê
21 (quarta) – Canasvieiras
22 (quinta) – Campeche
27 (terça) – Daniela
28 (quarta) – Barra da Lagoa
29 (quinta) – Ingleses
(FloripaNews, 16/01/2009)