26 ago Programa Florianópolis Cidade da Gastronomia envia representantes para eventos gastronômicos no exterior
Com intensa movimentação cultural e referência gastronômica no Líbano, Zahlé sedia o Festival Gastronômico, do Vinho e das Flores entre os dias 27 e 30 de agosto, que contará com a participação de parceiros e membros do Grupo Gestor do Programa Florianópolis Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia. Embarcaram no dia 25/08 a representante da Fecomércio/SC, Marília Hafermann e a diretora da Faculdade Senac Florianópolis, Ivanir Salete Bazzei. A cidade de Zahle, assim como a capital catarinense também integra a Rede Mundial de Cidades Criativas da UNESCO na categoria Gastronomia.
Já entre os dias 3 e 6 de setembro, outra cidade UNESCO da Gastronomia, Popayan, na Colômbia, realiza o seu 13º Congresso Gastronômico. A presidente da FloripAmanhã, Anita Pires estará presente representando Florianópolis. O tema desta edição do Congresso será “As cozinhas dos imigrantes “, incluindo a grande variedade de influências culinárias relacionadas ao deslocamento de pessoas.
O intercâmbio entre as cidades é uma das premissas da Rede Mundial da Unesco. Como passou a integrar a Rede em dezembro de 2014, Florianópolis está recebendo convites das outras municipalidades para conhecer o que já é feito em diferentes partes do mundo para desenvolver a cadeia gastronômica local, com valorização da cultura e respeito ao meio ambiente.
Este ano a 16ª edição da Festa Nacional da Ostra e da Cultura Açoriana (Fenaostra), de 16 a 20 de setembro, vai receber representantes de Hondarribia (Espanha), cidade que está se candidatando para entrar na Rede. Além de apresentar sua candidatura, um chef vai realizar uma aula show no dia 20/09 sobre a preparação de “pintxos”, prato típico local. O Programa Florianópolis Cidade da Gastronomia também está promovendo o “Concurso Cultural Gastronômico Fenaostra Creative City” para estimular novas formas de preparo tendo a ostra como ingrediente principal. Em 2016, Florianópolis assumiu o compromisso de realizar um Festival Gastronômico Internacional com a presença de membros das demais cidades da Gastronomia.
Além de Florianópolis, Popayán (Colômbia), Zahlé (Libano), a Rede Mundial de Cidades Criativas – Gastronomia é composta pelas cidades de Shunde e ChengDu (China), Tsuruoka (Japão), Jeonju (Coréia do Sul) e Östersund (Suécia).
Programa Florianópolis Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia
A Associação FloripAmanhã realiza a coordenação técnica do Grupo Gestor do Programa, composto também por ABRASEL, Estácio/ASSESC, Floripa Convention, IFSC, SEBRAE, SETUR/Prefeitura Municipal de Florianópolis, SHRBS (Sindicato de Hotéis Restaurantes Bares e Similares de Florianópolis), SESC/SENAC-SC, UDESC e UNISUL.
O Programa Florianópolis Cidade Criativa Unesco da Gastronomia conta com a parceria estratégica da FBHA – Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação e apoio institucional da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS).