21 ago Está para sair edital de duplicação da Edu Vieira
A Prefeitura de Florianópolis publica na próxima semana o edital de licitação para as obras do Anel Viário para Corredor de Transporte Público Coletivo-Trecho I-Segmento Sul, que inclui a duplicação da rua Deputado Antônio Edu Vieira. O projeto executivo foi aprovado pela Caixa Econômica Federal e a expectativa é assinar a ordem de serviço dentro de 60 dias.
A aprovação da Caixa era o que faltava para o edital ser publicado. A obra compreende 7,4 km de extensão e começa nas proximidades da rua João Pio Duarte Silva (entrada do bairro Córrego Grande) e vai até a avenida Paulo Fontes (no Ticen). O valor total de investimento é de aproximadamente R$ 37 milhões.
Dentro deste pacote, está a tão esperada duplicação da rua Deputado Edu Vieira, que compreende uma extensão de 1,9 km (do início do Córrego Grande até o Armazém Vieira). Neste trecho, serão realizadas a duplicação da via, com corredor de ônibus exclusivo, ciclovias e calçadas.
É também neste trecho da Antônio Edu Vieira que será construído (nas proximidades da Eletrosul) o primeiro elevado para tráfego somente de ônibus. Ele terá 7 metros de largura e duas pistas para o transporte coletivo.
“É um momento histórico. É a maior intervenção já feita na história do sistema viário, privilegiando o transporte coletivo de Florianópolis. A cidade não tinha um metro sequer de faixa exclusiva para ônibus; agora, vai ter um anel viário com um total de 17 quilômetros. O anel é nossa absoluta prioridade em termos de obras, e o início da duplicação da Antônio Edu Vieira é uma parte muito importante dessa intervenção. Estamos concentrando toda nossa energia nesse projeto”, disse o prefeito.
Negociações com a UFSC e Eletrosul
Paralelamente à publicação do edital e ao processo de licitação, que normalmente se estende por 60 dias, a Prefeitura segue na negociação com a UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) para a cessão de 32 mil metros quadrados de área e mais 6,4 mil metros quadrados da Eletrosul (onde será o elevado).
Segundo o secretário de Obras, Rafael Hahne, a intenção é chegar a uma acordo até a abertura dos envelopes para escolha da empresa que irá executar a obra.
“Estamos nos últimos trâmites para se chegar a um acordo sobre as cessões de uso, nossa intenção é iniciar logo após o resultado da licitação”, disse.
Projeto aprovado é uma vitória
Ter o projeto executivo aprovado junto à Caixa era um desafio para a Secretaria de Obras. Segundo o secretário, a aprovação representa um grande avanço.
“Foi um trabalho em conjunto para se chegar ao melhor projeto, que não resolvesse um ponto específico do trânsito, mas que resolvesse o problema como um todo, e é justamente o que o projeto prevê. O transporte coletivo terá prioridade desde o Ticen até a UFSC”, comentou.
A obra
Anel Viário Trecho Sul
Extensão total: 7,4 km
Ponto inicial: proximidades da rua João Pio Duarte ( entrada do Córrego Grande)
Ponto final: avenida Paulo Fonte (no Ticen)
Valor total: R$ 37 milhões
Início da obra: dentro dos próximos 60 dias
Prazo da obra: 36 meses (três anos)
Total de desapropriações: 75
Trecho 1: do início do Córrego Grande até o Armazém Vieira (1,9 km)
Oque será realizado neste trecho:
– duplicação da Deputado Edu Vieira
– corredor exclusivo para ônibus
– primeiro elevado somente para o transporte coletivo ( nas imediações da Eletrosul)
– calçadas
– ciclovia
Trecho 2 : do Armazém Vieira até o Ticen
Oque será feito neste trecho: (passa pela avenida Waldemar Vieira, rua Jerônimo José Dias, Jose Maria da Luz, Silva Jardim, Jorge da Luz Fontes e avenida Paulo Fontes)
– recapeamento
– calçadas
– corredor para ônibus
(Prefeitura de Florianópolis, 20/08/2015)