12 ago FloripAmanhã cria grupo de trabalho em Costa da Lagoa
Em sintonia com a missão de contribuir com estratégias para o desenvolvimento sustentável e construção da cidadania e bem-estar social, a Associação FloripAmanhã se uniu com um grupo de moradores da Costa da Lagoa para trabalhar por esta comunidade.
No dia 05 de agosto, a associação realizou a primeira reunião do grupo de trabalho, com a presença da presidente Anita Pires e cerca de 30 moradores, representantes de sete restaurantes locais.
Por meio da integração da comunidade ao Programa Florianópolis Cidade Criativa Unesco da Gastronomia, a FloripAmanhã busca a valorização da gastronomia e da cultura como meio para gerar emprego e renda localmente.
O diretor jurídico da FloripAmanhã, Thiago Shultz, foi a ponte entre a associação e o grupo que já se organizava e atuava em prol da comunidade há cerca de um ano e meio. Consultado sobre os trâmites para a criação de uma entidade comunitária, Schultz viu sinergia entre os objetivos do grupo da Costa.
O diretor também convidou os moradores para se integrarem à associação, que atua há dez anos e é reconhecida como de utilidade pública municipal, estadual e também certificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público pelo Ministério da Justiça.
“A FloripAmanhã veio até aqui ouvir as prioridades de vocês e o que o GT vai fazer é decisão da comunidade.” afirmou Shultz.
Na reunião, realizada no Salão Paroquial da Costa, a associação levou a consultora do Sebrae, Alessandra Koerich, que ouviu as demandas da comunidade para analisar como o Sebrae pode desenvolver ações a fim de contribuir com o objetivo principal do grupo de trabalho, de valorizar a gastronomia e a cultura local.
“Para o Sebrae, a gastronomia é um elemento chave no turismo, é o que mais diferencia um destino de outro.”, afirmou, destacando o potencial da Costa da Lagoa.
Anita Pires, presidente da instituição, reforçou a importância do associativismo para o desenvolvimento não só da comunidade, mas da cidade e do País. “A FloripAmanhã se caracteriza por atuar em parceria e vamos estar ao lado de todas as entidade e pessoas que trabalham pela comunidade.”, afirmou.
O grupo de trabalho Costa da Lagoa está sendo coordenado pelas moradoras Nélida Hartmann e Elizete Marques. “Nosso grupo surgiu para resolver os problemas permanentes na comunidade, que podem se agravar se não estivermos mobilizados, além de atuar preventivamente.” conta Hartmann.
Para Elizete, é possível criar melhores condições para os moradores locais. “A comunidade tem como objetivo desenvolver ações que a consolidem de fato como comunidade tradicional, tendo a cultura na sua forma mais ampla como objeto desse trabalho.”, afirmou.
( Promoview, 12/08/2015)