18 dez Segurança nas praias de SC será reforçada
Trabalho começa amanhã e termina no dia 10 de março
A Operação Veraneio começa amanhã nas cidades litorâneas de Santa Catarina e sete municípios de outras regiões com estâncias minerais ou parques. De acordo com a Secretaria de Estado da Segurança Pública, um terço do efetivo da Polícia Militar vai trabalhar na região. O Corpo de Bombeiros contratou temporariamente 670 guarda-vidas e a Polícia Civil reforçou as delegacia com 645 homens.
O secretário de Segurança Pública, Ronaldo Benedet, explicou que a operação será dividida em três etapas para facilitar a movimentação das tropas e diminuir os custos. A primeira começa amanhã e a última termina em 10 de março.
O comandante da Polícia Militar, coronel Eliésio Rodrigues, afirmou que 2,6 mil homens serão remanejados para as cidades onde ocorre a Operação Veraneio. A maioria será retirada de cidades do Oeste. A principal função será a presença nas ruas para transmitir sensação de segurança.
Benedet disse que serão montadas barreiras nas entradas das cidades e haverá patrulhas nas imediações de praias para evitar furto de automóveis.
O secretário declarou que metade do trabalho dos policiais militares é consumida atendendo a casos de perturbação da ordem pública. Geralmente pessoas com rádio alto em carros. Ele lamentou que este problema banal ocupe tanta energia.
O chefe da Polícia Civil, delegado Maurício Eskudlark, afirmou que o crime mais combatido serão os assassinatos. Como o tráfico é a causa da maioria dos homicídios, haverá bastante repressão ao comércio de drogas. Ele disse ainda que foi feito um trabalho para prender foragidos da Justiça e revelou que algumas operações foram antecipadas em Balneário Camboriú.
SC receberá pelo menos 100 bafômetros
Benedet garantiu que a fiscalização será severa sobre os motoristas que dirigirem depois de ingerir bebidas alcoólicas. Santa Catarina vai receber pelo menos 100 bafômetros da Secretária Nacional de Segurança Pública e do Departamento Nacional de Trânsito para executar o trabalho. Para reforçar a operação haverá parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF).
(Felipe Pereira, DC, 18/12/2008)