16 jul Sapiens Parque sedia projeto para inclusão de jovens no mercado de trabalho
O Comitê para Democratização da Informática (CDI) em Santa Catarina abriu novas turmas na Grande Florianópolis para o Projeto Fênix, curso gratuito de formação de técnicos em manutenção e montagem de computadores. O programa tem como principal objetivo ampliar o acesso de jovens às oportunidades de trabalho e já capacitou 176 alunos desde a estreia, em outubro de 2013. “O setor tecnológico demanda diferentes talentos e existem cerca de 2 mil vagas disponíveis, mas não há mão de obra qualificada suficiente para preenchê-las”, explica Heitor Blum S.Thiago, presidente do CDI em Santa Catarina.
O projeto tem como público-alvo pessoas de 16 a 29 anos – com ensino médio completo ou em fase de conclusão – e há turmas no Jardim Atlântico, Morro das Pedras e Cachoeira do Bom Jesus. As aulas no Norte da Ilha terão início na próxima segunda-feira (13), nas instalações do Sapiens Parque, maior parque de inovação do Estado. “Para os jovens, o Projeto Fênix representa uma oportunidade de conhecer a tecnologia, de trabalhar, de ter fonte de renda e, a partir daí, evoluir para outras funções no mercado de trabalho do segmento”, explica S.Thiago.
O curso tem duração de um mês, com aulas de segunda a sexta, e os estudantes aprendem a identificar os componentes da máquina, a fazer limpeza, a diagnosticar defeitos, além de noções de cidadania e ética. Segundo o presidente do CDI, muitos jovens são contratados após a conclusão. “Recebemos várias demandas de empresas que necessitam desta mão de obra e divulgamos as oportunidades para os integrantes do Projeto Fênix. Alguns acabam contratados e outros preferem seguir como autônomos, conquistando a própria clientela com oficina de assistência técnica.”