10 dez Área está interditada em Canasvieiras
Quatro famílias da Rua João Coelho da Costa, em Canasvieiras, no Norte da Ilha de Santa de Catarina, em Florianópolis, ainda estão fora de suas casas, após o deslizamento de um morro, no dia 22 de novembro.
Com a ajuda dos membros da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros voluntários da cidade, eles deixaram o local e não tem data prevista para retornar. Ninguém morreu ou ficou ferido na ocasião.
Uma semana após o deslizamento, o geólogo voluntário Rodrigo Sato visitou o local, juntamente com a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros. No laudo pericial foi constatado que o deslizamento ocorreu devido à pouca formação de solo no morro.
Segundo relato de alguns moradores, a causa desta falta de solo no pé da encosta se deve a retirada de material para a execução de várias obras, causando o enfraquecimento do pé do morro. Para ele, o local ainda corre risco de novos escorregamentos.
Luiz Eduardo Machado, subcoordenador da Defesa Civil da Capital, afirmou que o local seguirá interditado, sem previsão para ser liberado.
– Ainda há perigo de desabamento. Na semana que vem serão retiradas algumas pedras que ameaçam a segurança das pessoas – explicou.
(DC, 10/12/2008)