Nova etapa do Se Liga na Rede tem início em 90 dias

Nova etapa do Se Liga na Rede tem início em 90 dias

Prestigiada por representantes da administração municipal, de entidades de classe e autoridades, a assinatura do convênio entre Prefeitura Municipal e Casan para viabilizar a segunda etapa do Programa Floripa Se Liga na Rede deixou evidente o grau de importância alcançado pelas questões relacionadas ao saneamento básico em Florianópolis. O programa – que identifica e elimina ligações irregulares em instalações sanitárias, contribui para a preservação de recursos hídricos e melhora a balneabilidade local – chega ao seu segundo momento com previsão de investimentos de R$ 1,2 milhão por ano, ao longo de quatro anos, com a proposta de promover inspeções nas regiões central e continental atendidas por rede de esgoto.

Como foi lembrado pelo secretario de Habitação, Domingos Zancanaro, vai atuar em defesa dos ativos ambientais da Capital, apontados pelo estudo realizado pela Iniciativa Cidades Emergentes e Sustentáveis (ICES), como um dos grandes tesouros que a cidade possui. “Certamente o Se Liga na Rede será um trabalho contínuo, ampliando a eficácia do atendimento da rede de esgoto, promovendo a conscientização da população e estabelecendo uma melhor cidade para todos nós”, disse o secretário.

Pelo convênio assinado pelo prefeito Cesar Souza, pelo presidente da Casan, Valter José Galina, e pelo secretário Domingos Zancanaro, os recursos começam a ser liberados dentro de 30 dias após a assinatura do contrato, e, com o lançamento do processo licitatório para a contratação da empresa que ficará responsável pelas inspeções, a atuação efetiva das equipes deve começar em aproximadamente 90 dias.

De acordo com Valter José Galina, a eficácia da parceria desenvolvida ao longo da primeira etapa do programa deve se repetir nesta segunda fase, contribuindo com a conquista de bons resultados em um momento, segundo ele, “crucial para a qualidade de vida de Florianópolis”.  Nesse sentido, Galina lembrou que embora a Santa Catarina seja um dos estados com melhor qualidade de vida no Brasil, em termos de saneamento básico ocupa apenas o 17º lugar.

“Os investimentos realizados pela Casan, tanto nas áreas de abastecimento de água, quanto na ampliação das áreas atendidas por rede de esgoto, vão ajudar a mudar essa situação, e tenho convicção em afirmar que no próximo ano a administração municipal estará comemorando 100% de cobertura do Estreito por rede pública de esgoto”, afirmou Galina.

O prefeito Cesar Souza Junior parabenizou as equipes envolvidas com a execução do programa, destacou o pioneirismo da iniciativa, e chamou atenção para o grande índice de regularizações promovidas durante a primeira etapa do programa.  “Isso mostra a disposição dos florianopolitanos em fazer o que é certo e cuidar da nossa cidade. Tenho certeza de que o nível de conscientização das pessoas está crescendo, e os recursos deste Programa correspondem às verbas mais bem investidas no sentido de promover a melhoria da qualidade ambiental da Capital, e o que vemos aqui é muito expressivo”, apontou o prefeito.

Ele chamou a atenção para a necessidade de encontrar convergências de iniciativas em favor da cidade. “É o momento de deixar as obras que vão ao encontro das necessidades da cidade acontecerem”, frisou Cesar Souza Junior, em referência à liberação das obras das estações de tratamento de esgoto no Norte da Ilha e no Rio Tavares.

Ampliação das parcerias

O grande desafio agora, de acordo com o prefeito, é buscar condições de viabilizar programas de crédito para auxiliar os cidadãos que necessitam de financiamento para regularizar as instalações com inadequações. Segundo o secretário Domingos Zancanaro, já existem estudos iniciais para buscar apoio para alcançar esse propósito.

“Já estamos em negociação com a Caixa Econômica Federal, que seria o parceiro ideal nessa iniciativa, e as perspectivas são muito promissoras”, avaliou Zancanaro.

(Prefeitura de Florianópolis, 25/06/2015)