Moradores de Florianópolis deixam casas após alerta de deslizamento

Moradores de Florianópolis deixam casas após alerta de deslizamento

Durante a madrugada, fenda foi aberta em morro.
Defesa Civil faz apelo para que trabalho voluntário continue.

Cerca de 40 pessoas foram retiradas de suas casas na noite de terça-feira (2), depois que uma fenda foi aberta no Morro da Costa de Cima, no bairro Pântano do Sul, em Florianópolis. Segundo a Defesa Civil de Santa Catarina, havia risco de deslizamento no local.

Os moradores da região foram para a casa de parentes. A Defesa Civil está monitorando a área.

O número de mortes causadas pela chuva no estado subiu para 117. A Defesa Civil informa que 69.114 pessoas estão desalojadas e desabrigadas e pelo menos 31 permanecem desaparecidas.

Três mil casas populares devem ser construídas, a partir desta semana, para atender famílias de desalojados. Os recursos serão municipais, estaduais, federais e também da iniciativa privada.

Voluntários

No Vale do Itajaí, a vida da população, aos poucos, volta à normalidade. As pessoas voltam ao trabalho e à rotina do dia-a-dia. Por isso, o número de voluntários está diminuindo. A Defesa Civil faz um apelo para que as pessoas continuem colaborando.

O número de voluntários já chegou a mais de mil em apenas um dia. Mas, para tudo funcionar bem, é preciso organização. “As famílias perderam as casas. Quer dizer, a gente vai ter que ter uma estrutura para atender estas famílias de seis meses até um ano. A gente vai precisar de voluntários mais tempo. Se houver um rodízio de pessoas trabalhando com a gente, talvez seja mais fácil, mais suave para todo mundo poder participar e ajudar”, diz o coordenador da central de distribuição, Carlos Volles.

(G1, 03/12/2008)