01 dez Municípios tratam de riscos naturais
Evento começa hoje e encerra quarta-feira em Florianópolis
O VI Congresso de Municípios, que inicia nesta segunda-feira, às 17h30min, na Capital, terá palestras sobre prevenção a desastres naturais. O evento tem a promoção da Federação Catarinense dos Municípios (Fecam) e o apoio do Grupo RBS.
A abertura do Congresso terá as presenças do governador do Estado Luiz Henrique da Silveira e da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff. Amanhã, das 9h às 12h, o tema será abordado por representantes do Ministério da Integração Nacional, da Secretaria Executiva da Justiça e Cidadania, da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar e do Departamento de Infra-estrutura (Deinfra).
Os profissionais orientarão prefeitos, vice-prefeitos e vereadores sobre as ações de atendimento aos municípios em calamidades. Um dos focos será o debate em torno da formação das comissões municipais de atendimento às vítimas, distribuição de donativos, segurança, transporte e infra-estrutura e as conseqüências para os municípios nestes desastres.
– Os municípios atingidos pela enchente enfrentam uma situação muito difícil. É importante a mobilização dos gestores públicos para debater a situação e orientar a população no atendimento às vítimas e discutir a reconstrução das cidades – afirmou Dávio Leo, presidente da Fecam e prefeito da cidade de Massaranduba.
A programação do Congresso é dividida em painéis: Defesa Civil – Planejamento Governamental e a Prevenção Contra Desastres; Os reflexos da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) na Gestão Municipal, A Organização do Movimento Municipalista em Santa Catarina e Programas e Ações dos governos federal e estadual.
(DC, 01/12/2008)