Lula abre fórum de turismo em Florianópolis

Lula abre fórum de turismo em Florianópolis

O governador Luiz Henrique, acompanhado pelo presidente do Conselho Mundial de Turismo (WTTC), Jean Baungarten, estiveram no Palácio do Planalto, nesta quinta-feira (27), para confirmar o convite ao presidente Lula para a abertura do 9º Fórum Mundial de Turismo, a se realizar de 14 a 18 maio de 2009, em Florianópolis. Acompanhara a audiência o vice-presidente Jeffrey Clark da WTTC e a chefe de operações da entidade, Ufi Ibrahim

O governador garantiu que com o apoio que vem recebendo, “o estado estará plenamente preparado a tempo de sediar o encontro”. Para ele, o evento que acontece pela primeira vez na América Latina será a grande oportunidade de geração de negócios com a presença dos mais de cem dirigentes da cadeia produtiva do setor turístico.

O presidente do WTTC, Jean-Claude Baumgarten destacou o setor de turismo como um segmento gerador não só de empregos, mas também de novas carreiras profissionais. Para ele, “esta será uma grande oportunidade de mostrar ao mundo as belezas e o potencial turístico do Brasil, especialmente Santa Catarina”, acrescentou.

O presidente Lula confirmou que vai ao evento e disse que a escolha de Florianópolis para a realizá-lo é um mérito do governador Luiz Henrique, em suas articulações. Ao citar os prejuízos com as chuvas, acenou com a intenção de liberar mais recursos. “Agora é hora de refazer o que foi destruído e nós vamos apoiar”, prometeu.

Na mesma linha, o ministro do Turismo, Luiz Eduardo Pereira Barretto Filho, afirmou já liberou duas emendas num total de dois milhões para reforçar as ações emergenciais. Afirmou ainda que o momento é de reunir esforços para que o Estado volte a ser atrativo no segmento do turismo.

O encontro é o maior evento empresarial do setor, promovido pelo World Travel & Tourism Council (WTTC) que tem como membros os líderes desta indústria, responsável pela geração de quase 300 milhões de empregos e que responde por 10,4% do PIB global. Dados da WTTC revelam que o crescimento do setor, entre 2009 e 2018, deverá ser em média de 4,4% ao ano.

(ABC Digital, 28/11/2008)