21 maio Frente Parlamentar da Inovação visita Sapiens Parque e conhece Sistema Catarinense de Inovação
Os deputados que integram a Frente Parlamentar da Inovação Catarinense estiveram hoje pela manhã (dia 20) no Sapiens Parque, onde foram recebidos pelos principais gestores do Sistema Catarinense de Inovação e discutiram as prioridades para a área. Um diagnóstico mostrando as ações do Sistema Catarinense foi apresentado
pelo professor Diomario Queiroz, diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação do Sapiens. O presidente da Fapesc, Sergio Gargioni, bem como o professor Carlos Alberto Schneider, superintendente da Fundação Certi, e o diretor-executivo do Sapiens Parque, José Eduardo Fiates, apresentaram as atividades de suas respectivas instituições aos deputados.
Representando a Frente Parlamentar, estiveram presentes os deputados Jean Kuhlmann (PSD, coordenador da Frente), Neodi Saretta (PT), Cesar Valduga (PCdoB), Silvio Dreveck (PP) e Rodrigo Minotto (PDT). Um dos desafios da Frente será trabalhar para que os 2% destinados à ciência e tecnologia, prevista no artigo 193 da Constituição Estadual, sejam efetivamente investidos em seu fim. “Nunca conseguimos chegar aos 2% e trata-se de uma obrigação constitucional. Atingir o que a Constituição determina seria passo fundamental para alavancar o setor”, destacou Diomario Queiroz ao falar sobre o assunto.
Já o presidente da Fapesc apontou como entrave para o desenvolvimento do setor a burocracia. “Um dos motivos para que países como a Suécia e a Irlanda tenham hoje excelência na Inovação é que eles não tem a dificuldade burocrática que as empresas e instituições enfrentam aqui”, afirmou. “Aumentar o investimento na Inovação e Tecnologia pode parecer à primeira vista um problema para o governo, já que receberia recursos previstos para outras áreas. Mas a longo prazo, trará benefícios, aumentando a arrecadação do Estado e, por consequência, o orçamento estadual como um todo”, analisou Jean Kuhlmann.
(Agência ALESC , 20/05/2015)