Niemeyer e Jurerê: parceria de sucesso

Niemeyer e Jurerê: parceria de sucesso

(Por Viviane Bevilacqua, DC, 25/03/2015)

A partir de hoje quem passar pela SC-402, em Jurerê, vai notar que há um novo morador na lateral da rodovia, em frente ao Supermercado Imperatriz e à agência do Bradesco. É o busto de Oscar Niemeyer. Mas o que o genial arquiteto tem a ver com o bairro? Tudo, embora muita gente não saiba desta história, principalmente os mais novos ou os que vieram de fora, como é o meu caso.

Nos anos 1950, conta o educador Danilo Cunha, um grupo de empreendedores sonhou com um projeto urbanístico de alto nível para o bairro, localizado no Norte da Ilha. Queriam soluções modernas – já naquele tempo – com conceitos que permitissem vida urbana de qualidade: as pessoas deveriam ser o centro do projeto, valorizando o convívio, o acesso à natureza e principalmente à praia, o grande patrimônio natural da região. O grupo que encabeçava o projeto (sob a coordenação de Aderbal Ramos da Silva) contratou Niemeyer para sua elaboração.

O arquiteto não poderia se sair melhor: criou largas alamedas, de até 15 metros de largura, reservando as ruas pavimentadas para o tráfego e acesso de veículos. Na faixa próxima ao mar, o projeto só permite construções com o recuo legal, no máximo dois pavimentos e uso unifamiliar, preservando o patrimônio natural. O bairro cresceu muito, mas muitas das propostas de Niemeyer continuam sendo cumpridas. A colocação do busto em memória ao arquiteto será às 10h, com as presenças de moradores do bairro e convidados. Pena que o restante da cidade não recebeu a mesma atenção na época. Com certeza teríamos hoje uma cidade melhor e mais humanizada para todos.