06 nov Ação em Florianópolis promove limpeza geral na Praça XV
A ação, envolvendo cerca de 100 voluntários, realiza no próximo sábado (8), a partir das 8 horas, na Praça XV de Novembro, uma limpeza geral. A iniciativa tem o mote “Preservando o que é nosso”.
A iniciativa marca as comemorações pelos 20 anos do Sindicato das Empresas de Asseio, Conservação e Serviços Terceirizados de Santa Catarina (Seac/SC) e integra uma campanha, que acontece de forma simultânea em todas as capitais brasileiras, promovida pela Federação Nacional das Empresas de Serviços e Limpeza Ambiental (Febrac).
Com o mote “Preservando o que é nosso”, a ação em Florianópolis vai contar com apoio da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Floram), Secretaria de Obras, Guarda Municipal de Florianópolis e Comcap, além da empresa Kuerten Ltda, fornecedora dos produtos de limpeza que serão utilizados – materiais biodegradáveis e sem riscos de toxicidade para o meio ambiente. “O lixo é um dos maiores problemas que prejudicam o meio ambiente. Com essa ação, queremos mostrar que todos nós somos responsáveis pela conservação ambiental e por garantir que Florianópolis continue sendo a capital da qualidade de vida”, justifica o presidente do Seac/SC, José Augusto Pereira dos Anjos.
Além da lavação e limpeza do piso de toda a Praça XV, os voluntários vão fazer também a manutenção dos canteiros e a coleta de lixo, que será depositado em uma caixa brook (papa-entulho) disponibilizada pela Comcap. Já o mato e ervas daninhas, retirados dos canteiros, serão entregues à Floram para reutilização em ações de educação ambiental com crianças e adolescentes. As equipes vão contar com apoio de dois caminhões e duas máquinas de hidrojato no trabalho, que vai utilizar ainda cerca de 350 litros de detergente neutro e desinfetante. Durante a campanha vão ser distribuídos 5 mil folhetos educativos com dicas sobre como colaborar com a preservação do meio ambiente e, ao final da ação, será plantada uma árvore, simbolizando o esforço coletivo para preservar um dos patrimônios da cidade. Ao mesmo tempo em que faz um alerta sobre a importância da preservação ambiental, a ação pretende dar visibilidade ao segmento de asseio e conservação, num movimento que acontece em todo o país.
A Ação Nacional Febrac – Limpeza de Áreas Verdes vai envolver 27 sindicatos associados e abranger todas as capitais brasileiras, com ações simultâneas no dia 8 de novembro. No Brasil, o segmento congrega 1,5 milhão de trabalhadores, e é o setor que mais gera empregos com carteira assinada, além de ser também o maior empregador de mão-de-obra feminina no país. “Entre quase 30 mil trabalhadores do segmento em Santa Catarina cerca de 70% são mulheres”, confirma José Augusto Pereira dos Anjos, presidente do Seac/SC.
(Jornal Metropolitano, 05/11/2008)