04 fev Marketing ambiental
(Artigo de Gabriel Martins, DC, 04/02/5015)
A valorização de ações sustentáveis em todos os parâmetros advém, sobretudo, da necessidade do ser humano de evitar o desequilíbrio do meio ambiente, decorrente do esgotamento progressivo de recursos naturais que estão dando lugar a referenciais preocupantes de poluição e degradação do planeta.
Essa mudança de paradigma fez surgir uma variante já bastante conhecida e utilizada por empresas, em particular, o marketing ambiental.
A necessidade de adotar uma postura sustentável deixou o limite da obrigação, por assim dizer, e o marketing ambiental se transformou em uma ferramenta institucional das empresas, com espaço até para inclusão nas estratégias comerciais de apresentação ao mercado.
Tornou-se atrativo e socialmente correto mostrar o que empresas têm realizado de positivo com foco na mudança de atitudes e condutas ambientais pela qual vem passando a atividade empresarial de forma geral.
É comum empresas ganharem destaque por práticas sustentáveis em suas rotinas administrativas ou por executarem ações junto à comunidade que estão inseridas visando dirimir os impactos causados pela sua atividade.
Isso não está restrito a grandes empresas que dispõem de mais recursos financeiros, mas também a médias e pequenas empresas, as quais buscam, com criatividade e eficácia, alocar seus recursos em projetos que trazem grandes retornos socioambientais.
Além de ser espontâneo, o marketing ambiental só acontece quando o fato já ocorreu, quer dizer, sua apresentação traz em seu bojo resultados de uma estratégia bem-sucedida com benefício comprovado ao meio ambiente.
Então, a ação ambiental tem de ser bem planejada e executada, não basta apenas investir em algo com objetivo específico de tentar aparecer. É necessário cumprir com seu papel na conservação ambiental.
O consumidor opta por um produto de qualidade idêntica ao concorrente e aceita até pagar mais, simplesmente porque este produto é de uma empresa ambientalmente engajada e que contribuirá para o balanço sustentável no contexto em que está inserida.
Estamos falando de um cenário totalmente inovador nas relações de consumo. Surgiu uma nova geração de consumidores com percepções e posturas ecologicamente corretas, com um jeito novo de enxergar o mundo e em dimensões diferentes de tempo. Ela consome no presente pensando no futuro. É comum empresas ganharem destaque por práticas sustentáveis