30 jan Governo vai procurar empresa americana
O governador Raimundo Colombo (PSD) anunciou ontem, depois de falar sobre o corte de gastos, que está negociando com a empresa americana American Bridge para realizar a restauração da Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis.
Trata-se da mesma empreiteira que projetou e construiu o principal cartão-postal da capital catarinense entre os anos 1922 e 1926, quando a companhia ainda se chamava Byington & Sundstrom.
Colombo planeja realizar uma viagem para os Estados Unidos entre os dias 12 e 13 de fevereiro para conversar pessoalmente com os empresários e engenheiros da companhia.
A proposta é de realizar a contratação com dispensa de licitação, alegando que seria a única forma de dar andamento rápido aos trabalhos de restauração.
Objetivo é manter valor em R$ 180 milhões
O governador afirma que vai buscar um entendimento junto aos outros poderes para que a contratação seja feita da “forma mais transparente possível”.
– A empresa detém uma tecnologia que nenhuma outra tem. Caso contrário, você acaba fazendo uma licitação com uma empresa desqualificada e a novela continua – disse Colombo.
Antes do anúncio, a perspectiva do governo era de abrir um edital para concorrência internacional devido à complexidade da obra.
Colombo ressaltou que o custo da contratação deve permanecer o mesmo do previsto, um total de aproximadamente R$ 180 milhões. O comunicado foi feito após duas empresas se recusarem a realizar a obra.
(DC, 30/01/2015)