Mobilidade Urbana – Chave do carro compartilhada

Mobilidade Urbana – Chave do carro compartilhada

EMPRESA DE TECNOLOGIA lançou ontem projeto para o uso coletivo de veículos na Pedra Branca, em Palhoça. Serviço começou com um carro e vai atender os funcionários da incubadora de negócios que existe no bairro

O excesso de carros nas ruas é o principal inimigo da mobilidade em grandes cidades. Para resolver esse quebra-cabeça urbano, diversas ações de compartilhamento de modais foram criadas e desenvolvidas nos últimos anos. Uma em especial começou a conquistar o Brasil recentemente: o uso coletivo de carros. A primeira experiência catarinense estreiou ontem, no condomínio Pedra Branca, em Palhoça.

A nova proposta de meio de transporte é uma parceria da administração do condomínio com a startup Podshare. Por enquanto, o serviço irá atender apenas trabalhadores do Instituto de Apoio à Inovação e Tecnologia do Continente (Inaitec), incubadora de empresas da Pedra Branca.

PROJETO FOI INSPIRADO EM VIAGENS AO EXTERIOR

Inspirados em experiências colhidas em viagens para o exterior, os estudantes e sócios da Podshare, Rodrigo Magri e Brenner Martins, começaram a pensar em um projeto que pudesse ser implantado em Santa Catarina.

– O modelo de compartilhamento francês é um dos mais conhecidos. Nele, você pode pegar o carro em um ponto e deixar em outro, como ocorre com bicicletas, por exemplo. Aqui temos uma limitação com relação a segurança pública, então tivemos que desenvolver um serviço próprio – explica Rodrigo Magri.

O projeto de compartilhamento de carros é o primeiro da Podshare, startup incubada há um ano no Inaitec, onde o sistema deve funcionar por enquanto. Com um veículo, ele será utilizado inicialmente apenas por pessoas que trabalham no edifício.

– Temos 30 empresas de tecnologia incubadas no Inaitec e essa iniciativa do carro compartilhado faz parte de um projeto da Pedra Branca em desenvolver alternativas sustentáveis de transporte – conta Renato Ramos, Gerente de Negócios da Pedra Branca.

(DC, 28/01/2015)