19 dez Aplicativo ajuda turistas a encontrar melhores lugares para mergulhar em SC
Os melhores lugares para descobrir as belezas catarinenses debaixo d’água podem ser acessadas do smartphone a partir desta semana.
A novidade é possível através do aplicativo Mergulho SC, disponível gratuitamente para os sistemas Android e IOS (No caso da Apple, os usuários só poderão baixar a ferramenta daqui 15 dias).
Os operadores das escolas de mergulho estão otimistas com a nova forma de atrair clientes, principalmente por causa do começo da temporada de verão, época que representa a maior parte do faturamento anual das empresas.
O aplicativo foi elaborado pelo Grupo de Trabalho de Turismo Náutico da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL), e m parceria com o Sebrae/SC e a Associação Náutica Catarinense para o Brasil (Acatmar).
A maior parte dos pontos turísticos de Santa Catarina já é bem conhecida dos turistas que desembarcam no Estado. No entanto, para descobrir o que o mar esconde, só com a ajuda das escolas de mergulho. O novo aplicativo pode deixar isso ainda mais prático. O Sandro Potyguara é proprietário de uma escola de mergulho em Florianópolis e aprovou a ideia:
— Mais de 90% dos nossos clientes vêm por causa das ações de entrega de planfetos que fazemos nas praias. Com o aplicativo, essa busca por clientes vai ser facilitada.
Com a temporada de veraneio chegando, o fluxo de turistas no Estado aumenta bastante e o Mergulho SC pode ser uma vantagem para os empresários do setor. O movimento nessa época chega a representar mais de 60% do fluxo anual de clientes em algumas operadoras.
— Como o aplicativo vai ter as condições do tempo, pode ajudar os usuários a saber onde é o melhor lugar para mergulhar. Por exemplo, se o vento for nordeste, o mais indicado é a Ilha do Arvoredo, mas se o vento for sul a opção é a paria do Estaleiro – explica Renieri Balestro, presidente da Associação das Escolas e Operadoras de Mergulho do Estado de Santa Catarina (AEOMESC).
Seis meses de pesquisa até o lançamento do app
Uma equipe do Sebrae, juntamente com a Acatmar, reuniu as informações que alimentam o aplicativo Mergulho SC. De acordo com Wilson Sanches, coordenador regional do Sebrae, foram seis meses de coleta de dados:
— Repassamos as informações para uma empresa de tecnologia que é nossa parceira. Um aplicativo como o Mergulho SC está orçado entre R% 5mil e R$ 10 mil.
A ferramenta será promovida pela SOL durante o verão. O coordenador executivo do Grupo de Trabalho de Turismo Náutico da secretaria, Álvaro Ornelas, explica como surgiu a novidade para a temporada.
— A criação do aplicativo está vinculada às ações de promoção do Mar Catarina – produto estratégico de divulgação dos atrativos relacionados ao turismo náutico no estado – diz Álvaro.
APLICATIVO MERGULHO SC
Preço: Gratuito
Sistemas: Android e IOS* (a partir do final de dezembro)
Descrição: Neste aplicativo é possível encontrar escolas e operadores de mergulho em Santa Catarina, filtradas por cidades, além das seguintes atividades: snorkeling, passeios e pesca
(DC, 12/12/2014)