Água para mais 70 mil na Grande Florianópolis

Água para mais 70 mil na Grande Florianópolis

A CASAN entregou nesta quinta-feira,adutora de água que percorre 4 quilômetros entre a estação de tratamento do Morro dos Quadrados, em Palhoça ,até o trevo da Br-282 com a Br-101 na grande Florianópolis. Foram investidos 9 milhões 745 mil reais e tem capacidade de vazão de 300 litros por segundo. De acordo com o presidente da empresa, Walmor Paulo de Luca, esta obra com diâmetro de 1.200 mm vai proporcionar um incremento de 30% no abastecimento de água para a região metropolitana da capital,com atendimento a mais de 70 mil pessoas durante os próximos 10 anos.

Este abastecimento atenderá as localidades de Canasvieiras, Daniela, Cachoeira do Bom Jesus,Ponta das Canas, Lagoinha, Jurere Tradicional e outras localidade do norte da ilha contribuindo decisivamente para sanar o problema da falta de água que ocorre no Natal, Reveillon e Carnaval,quando milhares de turistas se deslocam para aquela região.

A implantação desta obra possibilitará incremento da vazão de água, alem de melhorar a pressão disponível na rede de abastecimento da área continental, atendendo também Biguaçu e São José,sendo que dos 300 litros por segundo, aproximadamente 170 L/s adentrarão na Ilha de SC através da travessia ponte Pedro Ivo.

Parceiras na administração dos serviços de água e saneamento,conforme o modelo de Gestão Associada adotado pela CASAN e a Prefeitura de Florianópolis, em julho do ano passado, parte dos investimentos são oriundos do Plano de Aceleração do Crescimento PAC e de financiamento do BNDES. A empreiteira contratada, Itajuí Engenharia e Obras gastou cerca de 2 milhões e 61 mil reais em obras civis, 6 milhões 864 em materiais hidráulicos e 819 mil reais em tubos entregando a obra com três meses de antecedência.

(Companhia Catarinense de Águas e Saneamento SA, Adjori/SC, 17/10/2008)