17 out Bicicleta vence desafio dos transportes em Florianópolis
Disputa envolveu bicicletas, carros, motos e ônibus
“Desafio Intermodal” é o nome de um teste para averiguar a eficiência de diversas modalidades de transporte urbano e já foi realizado em várias cidades brasileiras. Assim como em Curitiba, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Santo André, São Paulo e Aracaju, também em Florianópolis a Bicicleta obteve o melhor índice de avaliação geral, apesar de somente aqui e em Aracaju a bicicleta ter sido também o veículo mais rápido.
Pontualmente às 18:25 h do dia 19 de setembro saíram de frente à Concha Acústica da UFSC uma equipe composta por uma pessoa de bicicleta, uma de carro, uma de moto e uma de ônibus em direção ao Chafariz da Alfândega, no centro da capital, tomando a rota sul, passando pelo Pantanal, Carvoeira e Saco dos Limões; uma segunda equipe, composta das mesmas modalidades e com o mesmo destino, tomou a rota norte, pela Beira Mar Norte, Trindade e Agronômica.
A bicicleta da rota sul fez o percurso de 6.260 m em 18min 15seg; apesar de ter feito um percurso menor, de 5.840 m, a moto da rota sul foi a segunda modalidade mais rápida, com 18min 40seg. As últimas modalidades de transporte foram o carro rota sul, com 5.680 m em 41min 40 seg, e o ônibus norte, com 9.460m em 42min 50seg.
Entretanto, também foram avaliados outros indicadores, como a velocidade média, a emissão de poluentes, o custo financeiro da viagem, a distância até o estacionamento e a avaliação subjetiva dos participantes do desafio. Na média de todos esses indicadores, e consideradas ambas as rotas, a bicicleta ficou em primeiro lugar, a motocicleta em segundo, o carro em terceiro e o ônibus em quarto lugar.
Segundo Milton Carlos Della Giustina, Presidente da ViaCiclo e coordenador do Desafio, esses resultados devem-se a uma condição estrutural, pois “como o planejamento da cidade não concede prioridade ao transporte coletivo, o que seria mais racional, o ônibus tem mau desempenho e uma baixa avaliação dos usuários”; além disso, uma condição extraordinária favoreceu o automóvel particular, pois na noite do desafio a rota norte encontrava-se desobstruída, o que é incomum.
Ainda segundo Della Giustina, os resultados foram importantes para demonstrar que “a bicicleta é um meio de transporte viável para grande parcela da população, sendo inadmissível os riscos aos quais os ciclistas estão submetidos em via pública”, defendendo ainda que “as pessoas e os governos deveriam investir nos meios de transporte mais eficientes e menos danosos para a natureza e para os cofres públicos”.
O Relatório Final, um vídeo produzido pela ViaCiclo, o mapa e as fotos do Desafio Intermodal encontram-se em www.viaciclo.org.br/paginas.php
(Floripa News, 16/10/2008)