10 nov Fiscalização volta a agir contra loteamento ilegal
Fiscais da Fundação Municipal de Meio Ambiente (Floram) e da Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (SMDU) retornaram a um loteamento clandestino que já havia sido embargado na Vargem do Bom Jesus, Norte da Ilha, desta vez com o apoio da Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc).
O arruamento já havia sido alvo de apreensão de betoneiras e de uma retroescavadeira pela fiscalização da Floram no dia 9 de outubro. Em 22 de outubro, nova ação do município para apreender mateiais e demolir construções irregulares foi impedida por uma liminar concedida pela 3ª Vara da Fazenda Pública.
Mesmo com a ordem de paralisação das atividades, os responsáveis pela área continuaram a abrir ruas e levantar edificações. Nesta sexta-feira (7), a fiscalização retornou ao local e, com auxílio da Celesc, procedeu ao corte das ligações clandestinas de energia elétrica. Além disso, houve apreensão de meios-fios, tubulações e foram desfeitas estruturas em fase inicial de construção. Com o auxilio de uma retroescavadeira, foi reaberto o curso de água que havia sido fechado ilegalmente pelo loteador.
Segundo o diretor de Fiscalização da Floram, Bruno Palha, o local continuará sob monitoramento constante. A operação contou com o apoio da Polícia Militar Ambiental, da Policia Militar, do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio) e da Guarda Municipal de Florianópolis.
(Prefeitura de Florianópolis, 07/11/2014)