07 nov Gasolina subirá em média R$ 0,12 nos postos de combustíveis de SC
A sexta-feira amanheceu com o valor da gasolina 3% mais caro nas refinarias. Ontem, a Petrobras informou que o reajuste passaria a valer a partir da 0h desta sexta-feira. O diesel sofreu aumento de 5%, também nas refinarias. O anúncio foi feito em comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários. Este é o primeiro reajuste desde 29 de novembro do ano passado.
A Petrobras havia recebido na terça-feira o aval do ministro da Fazenda, Guido Mantega, presidente do conselho de administração da empresa, para reajustar os combustíveis. A presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, fez uma apresentação ao grupo, em Brasília, em que mostrava projeções com o percentual de 8%.
NOVO AUMENTO PODE SER ANUNCIADO EM DEZEMBRO
Segundo Luis Sombrio, vice-presidente do Sindicato de Revendedores Varejistas de Combustíveis da Grande Florianópolis, haverá mais uma reposição nos preços até o fim do ano para ajudar o fluxo do caixa da Petrobras.
– Isso pode acontecer na virada do ano, por exemplo, já que a gasolina reflete diretamente no cálculo da inflação e, assim, alteraria somente os resultados do ano que vem – afirma Sombrio.
Neste ano, os combustíveis permaneceram a maior parte do tempo com preço abaixo da cotação internacional, chegando a uma defasagem de 20%.
Porém, até a semana passada,a gasolina estava 1% mais cara no Brasil do que no exterior. Já o diesel tinha defasagem de 4,5%.
Apesar da menor defasagem, analistas dizem que o reajuste é necessário para recompor parcialmente as perdas de caixa dos últimos anos.
(DC, 07/11/2014)