22 out Turismo de resultados
(Por Marco Aurélio Floriani* DC, 22/10/2014)
Viver o turismo nas quatro estações do ano, a máxima defendida pelo Trade, tem exemplos palpáveis em todo o Estado de Santa Catarina. O setor, que é responsável pela movimentação de uma enorme cadeia de fornecedores e prestadores de serviços, registra bons momentos.
Podemos citar o caso do pequeno município de Nova Veneza, no Sul do Estado, que adotou a bandeira do turismo como a estratégia de promoção. Um dos atrativos é a gôndola oficial doada pela província italiana de Veneza, instalada em lago artificial para visitação pública, hoje uma das referências da Capital Catarinense da Gastronomia Italiana.
Na Serra, prosperam as indústrias dos vinhos de altitude, uma nova atividade econômica que teve sua guinada na última década, quando as pesquisas de órgãos governamentais constataram a adaptação de uvas finas em regiões do Planalto Catarinense. Desde então, as primeiras vinícolas instalaram-se em São Joaquim. Atualmente, vários municípios da região produzem vinhos finos e espumantes, premiados nacional e internacionalmente.
O Sebrae-SC, por sua vez, lidera a articulação de grupos de empresários para incentivar a capacitação e a troca de informações visando o aumento da permanência dos turistas no Estado. Participam inicialmente os segmentos da gastronomia, sol e praia, negócios e eventos, experiência, turismo náutico e cultural religioso. Uma iniciativa que merece o reconhecimento do Trade. Afinal, os micro e pequenos negócios, que representam parcela significativa do empresariado, só conseguem crescer de forma sustentável assumindo parcerias com entidades e órgãos de fomento.
*PRESIDENTE DO FLORIPA CONVENTION & VISITORS BUREAU