15 out Bienal Brasileira de Design 2015 tem lançamento oficial em Florianópolis
Evento lançado nesta terça pela manhã, na FIESC, acontecerá entre os dias 15 de maio e 12 de julho na capital catarinense e tem o apoio do Floripa Convention & Visitors Bureau.
O design vai invadir Santa Catarina em 2015, com a Bienal Brasileira de Design 2015. Durante quase dois meses serão realizadas exposições, mostras interativas, palestras, workshops, seminários e eventos de rua em uma grande festa de celebração do design. Apoiado pelo Floripa Convention & Visitors Bureau desde a captação e contínuo suporte institucional, o evento quer contribuir com o amadurecimento da indústria catarinense.
Para a cerimônia de lançamento foram convidados jornalistas internacionais – grupo formado por Francesca Russo, da DDN Itália; Tiago Krusse, da Design Magazine de Portugal; Fabian Esteban Alvarez Rojas, correspondente argentino da Revista Colombiana Proyectodiseño; Jorge Montaña, da Red Latinoamericana de Diseño da Colombia e Agustin Quiroga, da Chile Diseño – além da imprensa nacional e regional.
O EVENTO
A exposição principal da Bienal apresentará uma seleção de projetos elaborados recentemente no Brasil dentro da temática “Design para Todos”. Os projetos a serem exibidos contemplam produtos, design gráfico, embalagens, ambientes e serviços em três eixos principais: a diversidade do ser humano, projetos de esfera pública e democratização do acesso. A curadora geral, Adélia Borges, destaca que a Bienal “busca estimular no público visitante o entendimento de que o design pode ser uma ferramenta importante para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, induzindo o seu bem-estar”.
Para a diretora executiva do Floripa Convention, Juliana Castanho, “esta é mais uma iniciativa importante que movimenta a economia regional, quebrando a sazonalidade, além de trazer para diversos espaços e bairros a democratização do design”.
A Bienal é uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e do Movimento Brasil Competitivo, com promoção da Federação das Indústrias de Santa Catarina, Associação Catarinense de Design (SC Design) e Centro Design Catarina, e ainda tem o apoio da APEX-Brasil e Governo do Estado de Santa Catarina.