Voando mais alto

Voando mais alto

(Por Marco Aurélio Floriani* , DC, 24/09/2014)

O trade turístico comemora o incremento dos voos provenientes da Argentina para Florianópolis a partir do dia 15 de dezembro. É sabido que, mesmo diante da crise pela qual atravessam os “hermanos”, Florianópolis e o litoral catarinense continuam sendo os preferidos dos nossos vizinhos. E novas oportunidades vêm por aí: voos charter do Chile e Peru devem aterrissar na próxima temporada, incrementando a ocupação dos hotéis e beneficiando toda a cadeia de serviços.

A questão a ser levantada é outra: a condição do Aeroporto Internacional Hercílio Luz, principal porta de entrada desses estrangeiros em solo catarinense. Enquanto a demanda de passageiros triplicou na última década, com aumento do número de embarques e desembarques em torno de 200 mil por ano, a estrutura do aeroporto permaneceu quase inalterada. As obras do novo terminal estão atrasadas por conta de problemas administrativos e contratuais. Isso impede que tenhamos mais conexões com destinos importantes do país, de estarmos integrados na rota Rio-São Paulo e Foz do Iguaçu, e mesmo de recebermos voos diretos de outros países.

Sem dúvida, esse é um dos gargalos que dificultam a promoção do destino. Mesmo assim, Florianópolis destacou-se como o quarto município brasileiro que mais recebeu eventos internacionais em 2013, segundo ranking da International Congress and Convention Association (ICCA). Para alçar voos mais altos, só com a construção de um aeroporto moderno e tecnologicamente equipado, em sintonia com as exigências globais.

*PRESIDENTE DO FLORIPA CONVENTION & VISITORS BUREAU