11 set Limpeza da praça 15 é um dos últimos processos de revitalização da figueira
A revitalização da figueira da praça 15, que começou em maio, passa nesta quinta-feira por um dos últimos processos antes da entrega simbólica à população, no dia 22 de setembro. A partir das 7h30, profissionais do Departamento de Praças e Arborização Pública da Floram (Fundação Municipal do Meio Ambiente) farão a limpeza do piso da praça. Algumas áreas serão isoladas para evitar que os pedestres escorreguem no chão molhado.
De acordo com a Floram, o isolamento ocorrerá em etapas, e a ideia é de que até o final do dia toda a praça esteja limpa. Em seus 143 anos de existência, esta é a primeira vez que a árvore histórica ganha cuidados especiais. O trabalho de recuperação conta com o apoio das Lojas Koerich, adotante da praça 15. Além da limpeza do piso, a praça receberá mudas decorativas nos canteiros.
“A árvore, um monumento histórico da cidade, nunca havia passado por nenhum processo de revitalização. Após um levantamento técnico em que vimos as necessidades da figueira começamos um trabalho manual, moroso, que tratou de todo tipo de doença, tratamento de lesões, até a adubagem. Todo tronco da árvore foi lixado para tirar os fungos, tinha cupins e insetos”, contou o biólogo da Floram, Luiz Pavini. Ele explica que com a revitalização e o intenso tratamento fitossanitário, a árvore ganha muito mais tempo de vida, pois está mais saudável.
(Notícias do Dia Online, 10/09/2014)