18 set Capital decide manter contrato
A cada dia, o aterro sanitário localizado em Biguaçu recebe 350 toneladas de lixo recolhidas em Florianópolis.
O transporte é feito pela Proactiva Meio Ambiente, empresa investigada pela Polícia Federal e que considera que o material está sendo depositado de forma inadequada causando danos aos trabalhadores do local, ao solo e aos rios da região.
Mesmo assim, a prefeitura de Florianópolis não pretende cancelar o contrato. A informação é de Irineu Theiss, diretor da Companhia Melhoramentos da Capital (Comcap).
A Comcap faz o recolhimento do lixo em Florianópolis, sendo o transporte até o aterro de Biguaçu de responsabilidade da Proactiva. Para lá só não é encaminhado o material reciclado (papelão, latas de alumínio, plástico) que, recolhido pela Comcap e pelos catadores, segue para o centro de triagem, no Bairro Itacorubi.
Mas o diretor fez uma observação:
– Se houver interdição do aterro teremos que buscar outra área, o que será um problema pois não há uma área semelhante disponível na região.
Se isso vier a ocorrer, toda a região enfrentará problema. A estimativa é que 22 municípios encaminhem o lixo para o aterro de Biguaçu.
Em entrevista ao jornalista Moacir Pereira, no Jornal do Almoço, ontem, na RBS TV, o prefeito licenciado, Dário Berger (PMDB), havia manifestado a mesma opinião.
(DC, 18/09/2008)