16 set Casan culpa os moradores
O diretor da Regional Metropolitana da Casan, Julcenir Soares, disse que a má utilização da rede de esgoto por parte dos usuários é responsável pelo entupimento das bombas da estação elevatória de esgoto do Bairro Barreiros, em São José.
O problema em duas das três bombas da estação resultou no lançamento de esgoto sem prévio tratamento nas águas da Baía Norte. Soares disse que cotonetes, cabelo e preservativos são encontrados na rede de esgoto, entupindo as bombas das estações. Neste ano, é a terceira vez que o problema ocorre.
A estação de Barreiros, em São José, recebe dejetos do município e da região continental de Florianópolis e os bombeia para o tratamento no Bairro Potecas. Em caso de falha mecânica, falta de energia ou entupimento, as bombas param de funcionar e o esgoto vaza para o mar. Essas estações fazem com que os dejetos não retornem às casas da população.
No dia 10 de setembro, a Guarda Municipal Ambiental de São José constatou que o esgoto era lançado no mar e que as bombas estavam desligadas. A Casan foi multada em R$ 1 milhão por reincidência da infração, mas irá recorrer da decisão.
(DC, 16/09/2008)