Capital pode receber fórum mundial de turismo

Capital pode receber fórum mundial de turismo

Técnicos estão em Florianópolis para avaliar instalações turísticas

A expectativa para saber se Florianópolis será a sede do fórum mundial da WTTC (World Travel and Tourism Council) está um pouco mais perto de terminar. Uma comissão de técnicos do conselho representativo dos 100 maiores empreendimentos turísticos do mundo estão no Estado desde esta segunda-feira fazendo uma vistoria nas instalações turísticas para aprovar, ou não, a realização do encontro anual na Capital.

— Dentro de 30 dias teremos a confirmação sobre a realização do evento no Estado — assegurou o ministro do Turismo, Luiz Barreto, que esteve nesta segunda-feira em Florianópolis.

O fórum está marcado para maio do próximo ano. A chefe do escritório de operações da WTTC, com sede em Londres, Ufi Ibrahim, acompanhada de Tony Thompson, também membro do escritório, ficam na Capital até quinta-feira, quando será assinado o memorando de entendimento a ser encaminhado ao comitê da entidade. Os diretores se reúnem no final do mês em Nova Iorque, onde será anunciado o local do evento.

Para julgar as condições da candidata à sede, os gestores do WTTC vão visitar a rede hoteleira local, além de percorrerem os locais que poderão abrigar o evento, que reúne autoridades mundiais da indústria turística, além de chefes de Estado e lideranças empresariais de diversos setores.

— Estamos convencidos da importância de realizar o fórum aqui, o que atrairá os olhos do planeta para Florianópolis — destacou o governador Luiz Henrique da Silveira, que adiantou que marcará uma audiência com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para tratar do assunto.

Entre os participantes do encontro estavam o secretário de Estado do Turismo, Esporte e Cultura, Gilmar Knaesel e o presidente do Conselho Estadual de Turismo, Fernando Marcondes de Mattos.

O protocolo de intenções para sediar o fórum mundial de turismo já havia sido assinado pelo governador no mês passado, em Munique, na Alemanha.

(A Notícia, 16/09/2008)