Que ruim, hein?

Que ruim, hein?

Da coluna de Cesar Valente (De Olho na Capital, 15/09/2008)

O DC online informa que a Casan “foi multada pela Fundação Municipal do Meio Ambiente de São José em R$ 1 milhão por reincidência em lançamento de esgoto sem tratamento nas águas da Baía Norte” (aqui).

A reportagem faz o histórico da coisa (a estação elevatória estava desligada, não tinha ninguém pra cuidar do caso, etc e tal) e lá no final está a posição da empresa:

“Empresa vai recorrer

O presidente da Casan, Walmor de Luca, considerou a multa sem sentido e afirmou que a empresa vai recorrer. Argumentou que o contrato obriga a companhia a fornecer água, mas estabelece coleta de esgoto somente quando for viável economicamente. Ele justificou que o elevatório é um mal necessário e passível de problemas.”

Não é inacreditável? “Coleta de esgoto só quando for viável economicamente”! E instalaram um elevatório “passível de problemas”!

Que coisa mais absurda, mais sem pé nem cabeça! Isto lá é coisa que o presidente de uma empresa de saneamento diga para justificar um vazamento? Será que foi isso mesmo que ele falou? A merda foi jogada no mar porque não é economicamente viável manter a estação elevatória funcionando? Ou não se conserta aquela bosta porque não é economicamente viável operar coleta de esgoto?

Tomara que os coleguinhas da RBS tenham entendido mal o que o Walmor disse. Porque se foi isso mesmo, não sei não, acho que é melhor o LHS, o Dário e todos os demais candidatos aposentarem os planos de turismo e uso do mar que têm para Florianópolis. As baías correm o risco de serem transformadas em depósitos de esgoto in natura, porque a Casan “só tem obrigação de fornecer água” e coleta de esgoto só se não der prejuízo. Ficou a impressão que eempre que a área de esgoto da Casan estiver no vermelho, os “marinheiros” flutuarão ameaçadores mar adentro.