15 jul Mercado Público: Telhado da ala sul desaba
Uma área de 40 m² do telhado da ala sul do Mercado Público de Florianópolis caiu por volta do meio-dia de ontem. O local está isolado para reforma desde o dia 31 de maio e os trabalhadores não estavam próximos no momento do desabamento, por isso não houve feridos. A conclusão das obras está prevista para até o fim do ano.
De acordo com o engenheiro da Secretaria de Obras da prefeitura de Florianópolis e responsável pela reforma do Mercado, Dalton da Silva, a queda foi decorrente da grande trepidação que a estrutura sofreu durante os trabalhos recentes, feitos com marteletes.
– Há males que vêm para bem. Este fato reforça como a estrutura precisava de reformas, pois mesmo sem a trepidação, o telhado poderia cair sozinho em quatro ou cinco anos. Felizmente ocorreu no momento em que o local está isolado e os trabalhadores da obra já estavam bem longe – explica.
Um dos patrimônios mais antigos
Todo o telhado do Mercado Público será trocado. Será a primeira revitalização completa da ala sul desde a construção do centro de comércio, no ano de 1928. Nessa ala ficavam as tradicionais peixarias, bares e quitandas do Mercado. Apenas a muralha externa será mantida, pois a estrutura interior precisa de reforços, informa Silva.
A ala sul foi um dos primeiros prédios construídos sobre o aterro de Florianópolis. Ela foi erguida 29 anos depois da ala norte, que funcionava onde hoje é a Rua Conselheiro Mafra. Junto da ala sul foram edificadas as torres e o vão central, consolidando a atual forma do Mercado Público.
(DC, 15/07/2014)