18 jun Santa Catarina dá um importante passo para o desenvolvimento do turismo náutico
Com a posse dos membros do Grupo de Trabalho de Turismo Náutico de Santa Catarina, o setor ganha impulso nas ações e estratégias para fomentar atividades de turismo, esporte e lazer no litoral e em áreas próximas a rios, lagos e lagoas do estado. “Agora, com o GTT Náutico, estaremos prontos para efetivamente voltar Santa Catarina de frente para o mar”, afirmou o presidente do Grupo, Leandro Mane Ferrari. Durante o evento, Ferrari destacou que foram estipuladas sete diretrizes para desenvolver o setor. “Temos a consciência de que nosso foco é ampliar o uso do mar, rios e lagos e lagoas”.
O secretário estadual de Turismo, Cultura e Esporte, Filipe Mello, destacou o papel do setor náutico no desenvolvimento econômico e turístico. “Assim, a força da cadeia produtiva náutica é refletida em todas as partes de Santa Catarina”, afirmou.
A cerimônia de posse foi realizada na manhã desta segunda-feira, no auditório da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte.
As sete diretrizes do GTT Náutico
1 – Incentivar de modo sustentável a implantação de estruturas náuticas;
2 – Fomentar os esportes náuticos;
3 – Sensibilizar o poder público para as demandas do setor;
4 – Promover os atrativos náuticos de santa Catarina;
5 – Identificar a cadeia de valor do setor náutico;
6 – Promover de forma integrada o potencial catarinense;
7 – Criar um centro de monitoramento do setor náutico.
O GTT Náutico
O Grupo de Trabalho de Turismo Náutico de Santa Catarina surgiu em 2009 e a criação foi motivada especialmente pela necessidade de organização do setor. Inicialmente era voltado aos municípios que recebem de cruzeiros marítimos, mas com o tempo, outras cidades com atividades de turismo náutico ou potencial para desenvolvê-las começaram a integrar o Grupo.
O GTT conta com a participação de representantes da iniciativa pública e privada e sociedade civil organizada. São eles: Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Santur, Secretaria Est. Infraestrutura, Acatmar, Secretaria de Turismo de Florianópolis, Secretaria de Turismo de Itajaí, Secretaria de Turismo de São Francisco do Sul, Secretaria da Indústria, Comércio e Turismo de Tijucas, Fundação Municipal de Turismo de Porto Belo, Fundação Turística de Joinville, Secretaria Municipal de Turismo e Lazer de Laguna, Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Balneário Camboriú, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Esporte e Lazer de Governador Celso Ramos, Federação dos Conventions & Visitors Bureau de SC, Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de SC, Prefeitura Municipal de Balneário Rincão, Fundação Municipal de Cultura e Turismo de São José, Secretaria Municipal de Turismo de Imbituba, Capitania dos Portos de SC, e Secretaria do Patrimônio da União SC.
Foto: Saul Oliveira/SOL/ASCOM