Justiça dá prazo de 15 dias para Amarildos deixarem área indígena em Palhoça

Justiça dá prazo de 15 dias para Amarildos deixarem área indígena em Palhoça

Os integrantes da ocupação Amarildo têm 15 dias para deixarem a área que fica dentro dos 1.998 hectares demarcados como terra indígena do Morro dos Cavalos, no Maciambu, em Palhoça. O prazo foi estabelecido por decisão do juiz Marcelo Krás Borges, da 6ª Vara Federal de Florianópolis, em audiência realizada entre as partes na tarde desta segunda-feira. De acordo com o Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), já foi encontrado um novo local para abrigar as cerca de 60 famílias que estão em Palhoça.

Fernando de Souza, ouvidor agrário do Incra, disse que a nova área de terra para os ocupantes fica no Planalto Norte. Souza, no entanto, não quis revelar o nome da cidade para não criar expectativas nas famílias acampadas. “Encontramos o lugar, mas estamos aguardando a transferência do domínio das terras da União para o Incra. Nos próximos dias, as famílias começarão a ser removidas com o auxílio do Governo do Estado”, disse.

De acordo com o termo da audiência, na qual participaram Incra, Funai (Fundação Nacional do Índio), Procuradoria da República e governo do Estado, foi consenso de que o terreno no Maciambu está demarcado como terra indígena, o que confere direitos aos índios.

(Notícias do Dia Online, 16/06/2014)