Judiciário e imprensa

Judiciário e imprensa

(Por Sérgio Junkes* , DC, 10/06/2014)

De todos os desafios que se impõem ao Judiciário brasileiro, a comunicação certamente está entre as prioridades estratégicas da magistratura. Por essa razão, a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) tem, nos últimos anos, envidado todos os esforços para aprimorar as relações entre juízes e jornalistas, com o intuito de bem informar o cidadão sobre o relevante papel da Justiça, os seus direitos e as suas garantias constitucionais.

Estamos convictos de que a parceria entre a magistratura e os jornalistas de Santa Catarina vai render bons frutos para toda a sociedade, sobretudo porque as duas áreas convergem não só em princípios como também em objetivos. Jornalistas e juízes lutam, dentre outras coisas, por justiça, por dignidade e por respeito à coisa pública.

Vivemos um momento singular da nossa história, em que as manifestações da sociedade civil organizada têm nos levado a um amadurecimento político e cívico sem precedentes, que nos permite vivenciar a plena afirmação do nosso Estado Democrático de Direito. Somos uma democracia jovem, que começa a descobrir a importância da participação de todos na construção de uma nação mais ética, mais justa para com os seus cidadãos.

Neste sentido, a AMC, em parceria com a Associação Catarinense de Imprensa (ACI), realiza hoje, em Florianópolis, a quinta edição do Simpósio Judiciário e Imprensa. Neste ano, as entidades parceiras pretendem oferecer aos jornalistas catarinenses informações relevantes sobre as eleições de 2014 para que a imprensa possa cumprir com sua função de bem informar o eleitor, realizando uma cobertura com equilíbrio, ética e transparência. Mais do que propiciar um debate de alto nível técnico sobre aspectos inerentes ao pleito eleitoral, este evento representa um grande passo em direção ao aperfeiçoamento das instituições democráticas em favor da cidadania catarinense.

*JUIZ, PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO DOS MAGISTRADOS CATARINENSES.MORADOR DE FLORIANÓPOLIS