02 jun SC avança em ranking nacional de desenvolvimento
Santa Catarina apresenta resultados acima da média nacional quando são medidos o padrão de vida, educação, longevidade e segurança. O bom desempenho nessas dimensões fez o Estado saltar de terceiro para segundo lugar em um índice de desenvolvimento estadual calculado pelo jornal Zero Hora e a Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Face-PUCRS), com apoio institucional da Celulose Riograndense. Pelo ranking, SC ultrapassou o Distrito Federal e assumiu a vice-liderança em 2012 entre as unidades federativas mais desenvolvidas.
– O crescimento de Santa Catarina é um processo de alguns anos e é uma combinação do bom desempenho do Estado em todos os indicadores – afirma Ely José de Mattos, coordenador da pesquisa e professor da Face- PUCRS.
Para Mattos, o fato de Santa Catarina ter ultrapassado o Distrito Federal no ranking geral é motivo de destaque. Apesar da diferença do padrão de vida entre as duas regiões – no DF o índice do padrão de vida é de 0,87, enquanto em SC é de 0,67 – a economia catarinense tem resultado médio superior por conta dos demais indicadores.
Na educação, SC tem a melhor posição. O índice é puxado pelas notas do 4o ano do Ensino Fundamental na Prova Brasil, que ficaram entre as mais altas do país. Além disso, o Estado tinha a maioria dos estudantes de Ensino Médio (EM) cursando a série adequada à idade em 2012.
Apesar dos bons resultados, ainda há pontos para avançar
Santa Catarina comemora os resultados, mas ainda há desafios pela frente. Cerca de 16% dos jovens no Ensino Médio estão atrasados em relação à série cursada. Além disso, o resultado na Prova Brasil não passou de 6,01 (a nota vai de 0 a 10).
Mattos afirma que é difícil falar do futuro, mas garante que não deve haver uma retração do desenvolvimento catarinense, porque é um processo que vem sendo construído ao longo dos anos.
Na análise do economista do Instituto de pesquisa da Universidade Regional de Blumenau (Furb), Nazareno Schmoeller, o desenvolvimento industrial é o grande responsável pelo bom resultado. A diversidade da atividade econômica, que forma polos industriais em várias regiões de SC estimula o desenvolvimento do Estado como um todo.
Por outro lado, ainda há grande concentração: os municípios que mais contribuem para a evolução do Estado são os mais populosos e localizados principalmentes no Norte, Vale do Itajaí e Litoral. As pequenas cidades do interior ainda têm dificuldade de encontrar o mesmo ambiente de desenvolvimento.
(DC , 01/06/2014)