30 maio Ala sul do Mercado Público de Florianópolis fecha para restauração
A ala sul do Mercado Público da Capital será desativada amanhã, pela primeira vez na história do prédio. Os comerciantes devem desocupar os boxes até as 16h, quando começa a montagem do canteiro de obra para restauração da ala e adequação ao novo mix de atividades comerciais propostas pelas licitações realizadas em 2013. Na segunda-feira, será reaberta a ala norte, fechada desde 18 de novembro do ano passado.
Durante o período de obras – junho a dezembro deste ano –, as peixarias serão realocadas em estandes que estão sendo montados no terminal Cidade de Florianópolis. O atendimento neste novo espaço começa na segunda-feira. Conforme o superintendente do Igeof (Instituto de Geração de Oportunidades de Florianópolis), Everson Mendes, que cuida da transferência das peixarias, a estrutura de tablado, estande, instalação elétrica e hidráulica será licitada e paga pela prefeitura e pelos comerciantes.
Toda a parte de esgoto e água corrente passará por debaixo do tablado. Os estandes, de acrílico, têm espaço de 5m² x 3m². O Ministério Público deu aval para ocupação do terminal.
De acordo com Mendes, a estrutura de refrigeração será a mesma do Mercado. “Nada mudará. Os caminhões das peixarias estacionarão ao lado dos estandes e continuarão a funcionar como câmaras frias. Cada peixaria levará também seus refrigeradores de amostra. São produtos extremamente perecíveis, por isso daremos toda a estrutura necessária”, informou.
Com a nova proposta, o Mercado terá 111 boxes, nas duas alas, com 54 atividades comerciais diferenciadas. Além dos 103 boxes adquiridos pelos novos concessionários, ainda haverá os serviços do Sebrae, Igeof, Central de Atendimento ao Turista – CAT, farmácia, Museu do Mercado e entidades assistenciais (Apae, Serte e Caisc).
(Notícias do Dia , 30/05/2014)